Dark Mode Light Mode

Janelas e Percepções de Luiz Bhittencourt

luiz-bittencourt-artista-plastico-sp-sao-paulo-sjc-pintura-galeria-de-arte-faluartes-gallery-luiz-bhittencourt-obras-de-arte-art luiz-bittencourt-artista-plastico-sp-sao-paulo-sjc-pintura-galeria-de-arte-faluartes-gallery-luiz-bhittencourt-obras-de-arte-art

A arte é nada mais do que tornar sublime o que se percebe. Portanto, não há nada de mais primordial na arte do que tratar de percepção. O que seriam as artes visuais senão fazer com que o sujeito passe a perceber cores e formas como beleza e sensação? Na essência da música, está tornar vibrações no ar em sentimento.

Na série Janelas e Percepção, o artista Luiz Bhittencourt trata justamente desses conceitos. O observador é levedo a olhar por um espelho: o que ele vê, faz com que ele questione como sou visto”. É uma metalinguagem quase cartesiana, do percebo, logo sou percebido. Remete a Munch, com uma intensidade cromática e dinamismo expressionistas de grande sofisticação.

Trata-se de uma obra intima para quem observa. É um exercício de exposição do self, numa sociedade que hoje paradoxalmente se expõe escancaradamente através de pequenas janelas de plástico e chips e ao mesmo tempo se isola compenetrada em uma tela eletrônica. É uma obra extremamente provocativa a um mundo que se acostumou a se mostrar, mas se desacostumou a ser visto.

Por isso, há de se repetir a afirmação: as janelas emolduradas na obra de Luiz Bhittencourt são como molduras de um espelho: provocam o reflexo e extraem reflexão.

luiz-bittencourt-artista-plastico-sp-sao-paulo-sjc-pintura-galeria-de-arte-faluartes-gallery-luiz-bhittencourt-obras-de-arte-art (2)

 

Fonte: Crítica de Douglas Marthim de Oliveira

Psicólogo Social;
Formado pela UniA – Centro Universitário de Santo André – São Paulo;
Terapeuta Palestrante, Membro do Conselho Municipal de Igualdade Racial da Estância Turística de Ribeirão Pires.

Fotos: André Diaz e Dimas Cardoso

 

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
Add a comment Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Dimas Cardoso um fotógrafo que eterniza a fração de um momento Blog Faluartes

Dimas Cardoso, um Fotógrafo que Eterniza a Fração de um Momento

Next Post
Marcelo Neves Artes Visuais Blog Faluartes

A Sensibilidade nas Esculturas de Marcelo Neves

Advertisement