Olhar Fotográfico e Sensibilidade de Eternizar Momentos

Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Rosângela Verdi, fotógrafa profissionalmente a 10 anos, começando a fotografar pela primeira vez em Portugal, onde morou por um tempo. Nessa aventura, embarcou para terras portuguesas com uma câmera cyber shot Sony, que, andando em solo português começou a conhecer e percorrer por lugares incríveis com uma luz especial própria do país. Assim, nasce a fotógrafa Ro Verdi…

Na época tinha outra profissão, optando por parar o que fazia e se aventurar e começar de novo em solo desconhecido. Começou assim, registrar e eternizar momentos, lugares, paisagens, pessoas…

Quando retornou ao Brasil, resolveu se aventurar novamente do outro lado do oceano, desta vez em solo francês, pelas suas andanças pela França, registrou tudo que via pela frente. Após um período, embarcou em um avião, atravessou o oceano e foi se aventurar no Peru e na história de suas civilizações antigas.

Com um acervo enorme de material na mão de suas aventuras, registros mil, devaneios e utopias dessas viagens de idas e voltas atravessando oceano, selecionou as melhores fotografias, imprimiu algumas fotos, fez cartões postais de outras e iniciou uma nova aventura. Mostrar seu registro fotográfico ao mundo. Com mochila nas costas, espírito aventureiro parava em praças, esticava um varal e pendurava as impressões e cartões postais para venda, assim foi por um tempo.

Em uma dessas praças, paradas aventureiras, conheceu o proprietário de um sofisticado restaurante de culinária orgânica que gostou de suas fotografias e a convidou pra fazer uma exposição no sofisticado restaurante.

 Ro Verdi monta então sua primeira exposição fotográfica intitulada VIAGENS. Com a exposição começou a aparecer outros convites e assim, foi levando sua exposição para diversos outros lugares pelo Brasil.

Com o magnífico resultado das exposições fotográficas, começou a investir ainda mais em sua carreira de fotografia, fazendo cursos no SESC, Fundação Cultural Cassiano Ricardo, e cursos pela internet – “época as pessoas olhavam esses cursos com preconceito, mas foi assim, que foi se aperfeiçoando na técnica fotográfica, diz Ro Verdi”

Depois desse início meio improvisado de fotógrafa entre aventuras e devaneios, onde nem imaginava dar continuidade, nunca mais parou de obter conhecimento, fazer pesquisas e trabalhar na arte da fotografia eternizando momentos, lugares e pessoas na história.

Ro Verdi, considera que hoje em dia tudo é descartado com facilidade e ter as pessoas consumindo vídeos, a fotografia ainda é útil, pois, ela congela o momento e eterniza a imagem numa lembrança que ficará para sempre, na parede ou num porta-retrato, no seu celular… A fotografia documenta situações, registra momento de um tempo e mostra de forma atemporal o que ficou na memória.

“E como uma obra de arte eternizada ao logo dos séculos” diz Verdi.

Algumas Exposições que marcaram:

Viagens

ONG ABB (fotos de animais com seus donos).

Mãos que eu habito (fotos de mãos fazendo várias coisas diferentes)

Prêmios:

Brasília Foto Show

Concurso fotográfico35 Awards Landscape whit lhe moon  ( Rússia)

Concurso fotográfico 35 Awards Report from hot spots (Rússia)

Cursos:

Oficina Gal Opido

Segredos do retrato fotográfico Bob Wolfenson

Iluminação para fotografia profissional de estúdio Scott Dermott

Fotografia de alimentos profissional em movimento Lucia Marecak

Entre outros…. vários.

 

Ensaios Fotográficos onde atua Ro Verdi:

Retratos (Homens, mulheres e famílias).

Corporativos

Animais 

Gastronomia

Fotos de arte, para decoração, onde faz um estilo mais conceitual.

 

Fonte: Studio Fotoarte

Fotos: Divulgação / Arquivo da Fotógrafa