Salões de arte são eventos importantes pois tem o objetivo de mapear o que está sendo feito no campo das artes. Além do mapeamento, os salões costumam premiar alguns artistas selecionados, auxiliando desta forma o artista a dar continuidade a sua produção e muitas vezes ajudam o artista a se projetar no mercado das artes devido a visibilidade que propiciam. Trata-se ainda de uma possibilidade de expor aqueles artistas que dificilmente teriam acesso a mostrar sua produção em uma galeria de artes.
No Brasil existem importantes salões de artes que tem ocorrido já há algumas décadas.
Na cidade São dos Campos ocorreram alguns salões de artes, entretanto não se manteve a continuidade.
A galeria de Arte Poente (única galeria de arte da cidade de São José dos Campos), está realizando seu primeiro Salão de Artes integradas – (Artes Visuais e Audiovisual) e deseja que seja o primeiro de muitos.
O salão de dá em duas etapas, sendo que na primeira fase recebeu 65 portfólios das mais diversas linguagens artísticas, com grande qualidade técnica e que demonstra uma cena pulsante em nossa cidade. Os portfólios foram avaliados pela equipe de curadores e 10 artistas foram selecionados para a exposição. A segunda fase se dá a exposição das obras selecionadas e premiação de seis artistas.
Este projeto tem financiado pelo Fundo Municipal de Cultura, pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Trata-se do Projeto FMC 1º. Salão de Artes Poente – Mostra de artes Integradas nº 025/FMC/2022.
Sobre os curadores:
Participaram da curadoria os profissionais:
Fábio Monteiro é mestre e doutor em História Social pela PUC/SP. Graduado em História e em Filosofia, tem Especialização em Cinema Documentário pela EICTV/Cuba e passagem por mostras e festivais de Cinema pelo Brasil. Especialista em Cinema Documentário Latino-Americano, ele é autor de A história de Salvador Allende no cinema de Patricio Guzmán (2018) e O cinema de Patricio Guzmán: das imagens políticas à poética das imagens (no prelo), ambos lançados pela Editora Paco e pioneiros na análise histórica e fílmica da obra deste realizador chileno que hoje está entre os maiores cineastas do século XX. Atualmente, Fábio Monteiro é professor vinculado à Faculdade de Educação e Artes da Univap e autor de livros didáticos de Humanidades.
Pitiu Bomfin é artista plástica, curadora e educadora. É formada em Desenho Industrial na FAAP-SP com pós-graduação em Artes Plásticas pela ECA-USP e estudos em Arquitetura. Desenvolve pesquisas e workshops na área da educação em artes para alunos e professores com foco em processos criativos.
Foi fundadora do Grupo Núcleo que atua na cidade de São José dos Campos e região desde 2007, participa do Coletivo Usina 14 desde 2014. Sua pesquisa artística envolve a fotografia, a pintura e processos gráficos, muitas vezes utilizando imagens icônicas da história da arte.
ARTISTAS SELECIONADOS
Ana Clara Martins
Bel Mattos
Camila Andrade
Daena Lee
Elaine Abreu
Jessica Mendezz
Jorge Caxeado
Natane Espindola
São Bartolomeu
Thiago Natal
SERVIÇO
PRIMEIRO SALÃO DE ARTES POENTE
VERNISSAGE: 12 de novembro – das 15:00 as 20:00
VISITAÇÃO: até 03 de dezembro de 2022
HORÁRIOS DE VISITAÇÃO: De quarta a sexta das 14:00 às 19:00 e sábados das 13:00 às 17:00 horas.
Entrada Gratuita
LOCAL: Avenida Anchieta, 1564, Jardim Esplanada, São José dos Campos.
WHATSAPP: 12-991244992
Site: https://linktr.ee/Galeriapoente